18 de julho de 2011

Milhões de Festa leva Liars e Bob Log III a Barcelos


Barcelos canta de galo e o povo empolga-se e embrenha-se com aquilo que é um permanente desejo de afirmação. Loucura arrebatadora, explosão sonora, doçura vespertina potenciada por uma acolhedora piscina...eis créditos de um Milhões de Festa que se declara firme e vibrante na sua relação com o público. A segunda edição está no forno e pronta a escaldar ao primeiro contacto com a luz do dia. De 22 a 24 de Julho as estradas do norte vão, garantidamente, entupir-se de tráfego, na excitante correria pela primeiríssima actuação do dia. Gente do Porto, Lisboa e Coimbra, Galiza já marcou a sua viagem, traçou a sua agenda, como que abraçando um causa maior, a roçar a apaixonante. O chamamento dos festivais do Verão deixou de ser exclusivo de Paredes de Coura, Zambujeira ou Vilar de Mouros, morando em Barcelos, um bastião do Minho, um centro de apurada e generosa gastronomia, aquele que mais se eleva na imensidão do futuro. O renovado e exuberante Parque Fluvial mesmo debaixo da ponte velha que separa Barcelos de Barcelinhos, caiu que nem gingas nesta organização saída em grande parte do corpo já estafado mas altamente calejado dessa produtora/editora Lovers & Lollypops. A voz de comando está no ponto e o festim pronto a ser servido...com bandas de topo como Liars, alucinantes condutores de ruído bárbaro, os Radio Moscow, consagrados na cena blues rock e espectacularmente dinâmicos em formato trio, as Electrelane, decididamente convidadas para dar um toque sedutor, romântico e harmonioso ao festival, ou ainda os Anti-Pop Consortium, lendas do hip-hop e reconhecidos por uma capacidade genuína de se reiventarem e embelezarem a construção das músicas com um jogo de rimas e poesia muito característico. O rock'n'roll na sua expressão mais primitiva fica a cargo do grandioso Bob Log III, senhor deboche em registo One Man Band, que com uma guitarra, uma bateria, um whisky em mãos e um menina mamalhuda ao colo, faz durar a adrenalina e espremer o líbido. Para ver e degustar sábado...a partir das 2, de preferência na companhia de um Jameson ou um Jack Daniels.


Apanágio da Lovers & Lollypops e recurso inevitável pelo vigor barcelense no que toca à formação de bandas, a representação da cidade vai-se fazer com nomes como Glockenwise, Black Bombaim ou Kakfa, ao que se soma um regresso dos Green Machine.
O cartaz está espalhado por três palcos (Milhões, Vice e L&L) acrescentando-se programação específica e bem atractiva de tarde na piscina municipal. São muitas as bandas portuguesas convocadas: Motornoise, Born a Lion, Mr Miyagi, Larkin, Hill, Long Way to Alaska, Veados com Fome, Botswana, Lobster, Riding Panico ou If Lucy Fell. Basta atentar no line up no próprio site: http://www.milhoesdefesta.com/lineup . Lá também se encontra o nome de Rodas, figura catedrática do Porto no que toca a passar música, em onda punk ou garage.
Dissecados os maiores pontos de interesse, fica a informação dos preços, dolorosos para uns, amigos para outros...Um fim-de-semana integral em festa vale 60 euros, comprado fora do período de venda antecipada...Por dia eram 20...agora são 25. Mas fica a certeza que o cartaz merece atenção.