8 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011 tem abertura oficial a 25 Fevereiro


Reactivo, mantendo laços inquebráveis com a grande legião de fãs, o Fantasporto 2011 já está aí ao virar da esquina, reforçando qualidade em época de crise, desafiador e chamativo, especialmente firme em parcerias e oportuno para a produção nacional. De 21 de Fevereiro a 6 de Março será o espaço temporal de constantes exibições, que se bem que seja pertinente sublinhar dois formatos distintos, já que a programação oficial só arranca a 25 de Fevereiro. O Teatro Rivoli volta a ser a preciosa valência cultural deste histórico certame, já lão vão notáveis trinta e uma edições, acompanhado em todo o mundo pela sua ousadia, novidade e, claro está, referência de todo um género arrebatador e contagiante, que é o cinema fantástico em todas as suas manifestações, da perturbação psicológica ao mais impactante terror. Engenhoso a contornar as dificuldades, astuto e encontrar pérolas, o Fantas já tem alinhadas atracções várias, poderosas e até chocantes. Primeiro destaque vai para a ante-estreia nacional do novo de Danny Boyle '127 Hours', em cartaz a 21 de Fevereiro. Oficialmente, a 25, o pano abre-se para a projecção de 'The Resident', que tem no elenco Hilary Swank (Boys don't Cry). O encerramento também já está traçado com 'The Season of the Witch', que coloca em acção Nicolas Cage, Christopher Lee e Ron Perlman, numa badalada e épica incursão ao mundo das trevas.

A fim de estimular a romaria ao Rivoli, o Pequeno e o Grande Auditório vão acolher mais de 300 filmes, sendo o que o Pequeno irá receber em cerca de 60 por cento cinema nacional. Fartura que se explica este ano pela novidade quanto à atribuição dum Grande Prémio Cinema Português / Fantasporto 2011 e ainda o prémio Jovem Realizador. De resto permanecem inalteráveis as restantes secções competitivas: Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores e Orient Express. Entre um largo conjunto de filmes palpitantes, que prometem servir para deleite e entrega dum público fiel e apaixonado, suscitam desde já maior curiosidade alguns, como 'A Serbian Film', controverso, polémico e vetado, inclusive, em alguns festivais, 'And Soon the Darkness', que tem como protagonista Amber Heard, 'Bedevilled' ou 'I Saw the Devil', ambos em representação asiática, sendo este último da mente criativa de Kim Jee Won, autor aclamado no Fantas por Tale of Two Sisters. Da Argentina chega 'Carancho', que conta com Ricardo Darin (Nueve Reinas, El Secreto de Sus Ojos) e de Espanha, entre muitos outros, 'Secuestrados' de Miguel Angel Vivas, autor da curta I'll See You in My Dreams e 'Camino' de Javier Fesser, premiado com seis Goyas. De regresso ao Fantas com um peso histórico inestimável está Luc Besson, através do seu novo filme '
The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec', que se baseia no espírito duma reporter que até ao Egipto vai para travar uma luta com múmias.
Noutro âmbito, o Fantasporto 2011 vai render uma grande homenagem a Jean Renoir, um mestre e um génio do cinema. Serão, portanto, exibidas algumas obras do realizador francês, celebrizado por filmes como 'A Semente do Ódio', 'Festa dos Sentidos' ou 'A Regra do Jogo'.

Sem comentários:

Enviar um comentário