7 de março de 2010

Fantas pôs Invicta a ferver...recebendo mais de 42 mil espectadores



Heartless, Fish Tank e Thirst foram os filmes galardoados com as principais distinções do 30º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto - alimentado por muito e bom cinema ao longo de duas semanas, produções de todo o mundo entre novidades, reposições e retrospectivas, que foram a razão principal de mais uma notável média de espectadores. Pelo Grande e Pequeno Auditório do Rivoli terão passado mais de 42 mil pessoas, número partilhado por Mário Dorminsky na cerimónia de encerramento, ao que seguiram os prémios - que tiveram como protagonista o simpático Phillip Ridley, realizador inglês do multipremiado Heartless - e a exibição do filme 'The Crazies'. Pela noite dentro rolou o Baile dos Vampiros, uma festa mediática mas este ano pouca concorrida e minoritariamente mascarada. As propostas de dj set estiveram longe do nível de outros anos e essa terá sido a causa da escassa afluência, ainda para mais num sábado com especial frenesim na noite da Invicta.

Fechado o pano a mais uma edição é justo sublinhar que apesar da subtracção de apoios e da luta constante, por vezes desesperada, com o intuito sensibilizar as entidades competentes a outro tipo de apoio, o Fantas resiste com brilho e aura imensa, sendo de forma indiscutível uma marca de atracção cultural única na cidade, um baluarte de intervenção no campo audiovisual e ainda um festival cheio de vitalidade e coesão interna, entre directores, colaboradores e voluntariado. As mesmas caras, a mesma boa disposição e toda a informação necessária em circulação. Os 30 anos do Fantas foram celebrados em comunhão com outros ícones da cidade, chamados a subir ao palco do Rivoli para tocantes homenagens. Rui Veloso pelos seus trinta anos de carreira e o actor Júlio Cardoso, fundador da Seiva Trupe, a quem foi reconhecida uma louvável dedicação ao Teatro. Estes foram só mais dois a alinhar numa mensagem global, repetida mesmo por interlocutores internacionais. A luta do Fantas por mais apoios, particularmente, por uma maior atenção da Câmara Municipal do Porto e do Governo, foi reproduzida em palavras por diferentes agentes e distintos participantes. Num discurso de maior combate do próprio Mário Dorminsky até aos apontamentos mais circunstanciais de elementos do juri, da Galiza à Bulgária, da pintora russa Ludmila (recado textualmente escrito num papel a fazer lembrar galas mais pomposas) e que também fizeram eco pela voz do realizador inglês Phillip Ridley. Todos juntos, unidos por um festival cada vez mais forte...mais a viver do que a sobreviver.



Revivalista, saudosita, o Fantasporto prossegue vivo, chamativo e terminou com enchente para uma sessão cheia de adrenalina e divertido horror visual. Recente sucesso no Estados Unidos 'The Crazies'foi o filme resguardado para o final, feito com o intuito de homenagear George Romero pelos quarenta anos de 'Night of the Living Dead'. Quanto aos premiados, o Fantas honrou para a posterioridade Phillip Ridley, já vencedor em 1995 com 'The Passion of Darkly Noon'. Desta vez e após longo hiato criativo no que toca ao cinema, privilegiando outras paixões artísticas, o inglês trouxe ao Porto 'Heartless', que arrecadou troféu de Grande Prémio, melhor realizador e melhor actor - Jim Sturgess. Heartless foca os alucínios brutais de um fotógrafo nos subúrbios de Londres, invadido por visões de demónios e tentado a fazer um pacto com o diabo para limpar da cara uma marca de nascença. É a partir daí e com o brilhante surgimento do 'Homem das Armas' que o protagonista passa a ser confrontado com dilemas de personalidade, entrando numa densa histeria paranóica. Na categoria de cinema fantástico a menção honrosa do júri recaiu muito justamente em 'Deliver Us From Evil' da Dinamarca, que conta com um conjunto de interpretações brilhantes e um marcado registo sarcástico à volta de uma história de ódio e xenofobia impregnados numa comunidade. O final é verdadeiramente desconcertante...daqueles para aplaudir com todo o ritual do Fantasporto. Seguramente um dos melhores filmes do festival, assinado pelo dinamarquês Ole Bornedal.

Além do grande vencedor - Ridley subiu três vezes consecutivas ao palco - o Fantasporto 2010 premiou Fish Tank (Andrea Arnold) como Melhor Filme da Semana dos Realizadores e respectivo prémio Manoel de Oliveira e Thirst (Park Chan-Woo) como Melhor Filme da Secção Orient Express. O autor do memorável Oldboy e Simpathy for the Lady Vengeance voltou a surpreender com mais um filme visualmente poderoso e totalmente provocador. Salvo por sangue de vampiro, um padre é subitamente acossado por uma incontrolável sede de sangue ao mesmo tempo que desenvolve uma paixão sem limites por uma companheira de um antigo amigo. Juntos passam a partilhar o mesmo fascínio pela carne humana e é dentro deste romance que assenta o filme, fortalecido por desempenhos altamente vigorosos, por vezes arrepiantes, emoldurados num trabalho genial de fotografia.















Fish Tank foi indiscutivelmente um dos filmes mais apreciados no Fantasporto e acabou por não constituir surpresa a sua eleição como melhor trabalho apresentado na 20ª Semana dos Realizadores. Suportado num notáve argumento, Fish Tank dá-nos o retrato cru de uma adoslecente ostracizada pelo mundo que a rodeia em plenos subúrbios de Londres.
'Ward Nº6' do russo Karen Shakhnazarov, recebeu o Prémio Especial do Júri na Semana dos Realizadores. Inspirado na literatura de Anton Tchekov, este filme toca pela temática perturbadora, explorada com um certo trato de documentário ficcionado. Um médico psiquiatra, director de um hospício, passe terrivelmente para a pele de paciente. De um realismo assombroso, este filme ganha vida nas suas personagens e não estranha que tenha constituido nomeação russa para os Óscares, encantando, comovendo e acabando até por fazer sorrir no final.












Focados os principais filmes, houve outros que deixaram marca e saíram devidamente reconhecidos. Caso do francês 'La Horde' um grande caçada de zombies que triunfou como melhor argumento e melhores efeitos especiais,o espanhol 'Hierro' através do desempenho da actriz Elena Amaya ou o extraordinário 'First Squad', película de animação absolutamente esplendorosa, visualmente impactante para os olhos de qualquer espectador e que nos remete para um pouco de história em redor da II Guerra Mundial. Invadida pelos nazis, a Rússia procura contrariar a vitória alemã com um grupo de crianças portadoras de poderes paranormais. Pelo meio surgem relatos reais de testemunhas, que ajudam a credibilizar 'First Squad' como um filme muito interessante e deveras recomendável. Sucesso de bilheteira a par do sul-coreano Thirst foi o espanhol REC2, que também fez as delícias de todos os fãs do horror zombie. O português Embargo, de António Ferreira, fez, por sua vez, esgotar o Pequeno Auditório. Jennifer's Body com a escaldante Megan Fox foi outro dos filmes que deixou patente o entusiasmo da plateia.












Pela negativa, nota para Solomon Kane, um dos filmes mais enfadonhos do festival, mas que convenceu a maioria do público, que o votou como melhor. Pior, só mesmo o italiano Night of the Sinner, tirando a actriz bielorrusa que fez questão de se apresentar no Fantasporto.

Como é habitual,o Fantas prestou a sua homenagem a algumas carreiras, como ao português Luís Galvão Teles, que levou a sua obra ao Pequeno Auditório do Rivoli e esteve presente na cerimónia de encerramento. O produtor Samuel Hadida (Killing Zoe, True Romance) e o americano Colin Arthur (mestre em efeitos especiais, que trabalhou com Kubrick em '2001, Odisseia no Espaço') foram outras presenças de renome no Porto, devidamente agraciadas.

Quanto a filmes de maior nomeada, ficou na retina o brilhante e humorísticamente refinado 'The Time that Remains' de Elia Suleiman.

Sem comentários:

Enviar um comentário