23 de fevereiro de 2012

Shame abre hoje oficialmente o Fantas



In A Bola

A 32.ª edição do Fantasporto vai ter esta sexta-feira a sua abertura oficial com a exibição do tão aguardado ‘Shame’ de Steve McQueen, responsável pela candidatura aos Óscares do ator Michael Fassbender, protagonista do sensacional Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino. Carey Mulligan também prestigia o elenco.

Com esta segunda obra, causadora de grande burburinho por tratar magnificamente um viciado em sexo, desgovernado por impulsos, McQueen conquistou Veneza e assegurou um digno sucessor de ‘Hunger’ filme que o consagrou em Cannes em 2008.

A película é exibida esta sexta-feira (21h15) no Grande Auditório do Teatro Rivoli, que volta a acolher o mais histórico e internacional festival português, mais poupado mas sem perder o seu brilho e vitalidade.

Para o encerramento está guardado ‘This Must be the Place’ realizado por Paolo Sorrentino e interpretado por Sean Penn, em mais uma incrível transformação visual, transportado para a pele de um músico reformado.

Desfalcado dessa categoria de culto ‘Orient Express’, o Fantas 2012 leva a competição filmes nas áreas Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Cinema Português e ainda Premiere/Panorama, contabilizando para o espetador um total de 250 filmes, dos quais 85 por cento em ante-estreia nacional, europeia ou mundial.

No plano das homenagens e retrospetivas, destaque para um olhar às obras de Alain Robbe-Grillet, Karen Shakhnazarov (premiado no Fantas em 2010 com Ward Number 6), António-Pedro Vasconcelos e Mike Hodges. Pelo meio de tudo isto a celebração dos 30 anos de Blade Runner (em cena esta sexta-feira) e as reposições de Nosferatu ou Drácula de Bram Stoker, de Brian de Palma. A noite de 3 de Março leva ainda o tradicional Baile dos Vampiros ao Hard Club com concerto de ZEN.

Como é hábito o Fantasporto premiou o seu público com um warm-up recheado de atrações e bem suculento, especialmente retratado na projeção de filmes de Ed Wood, como Bride of the Monster, Night of the Ghouls ou Plan 9 from Outer Space, que de tão sinistros e manhosos em termos de realização, granjearam reputação eterna graças a histórias simples de monstros, vinculados a um enredo de terror, ficção científica, por vezes deliciosamente erótico ou humorístico, onde é notado o permanente o recurso a atores favoritos como o lutador sueco Tor Johnson.

Assim sendo, o festival arrancou segunda-feira com filmes mostrados no Grande e Pequeno Auditório, que trouxeram ao Rivoli os aficionados de um certame repleto de marcas características, a começar no seu público fiel e na inseparável relação com a Super Bock.

Os primeiros dias permitiram comprovar a relação duradoura do portuense com o Fantas, registando-se uma sala pelas costuras no feriado de Carnaval para ver ‘Meat’ filme holandês que fazia recuperar memórias do aclamadíssimo ‘The Green Butchers’, mergulhando explicitamente nas fantasias depravadas de um conjunto de personagens entregues a uma vida miserável e a um talho. Ficou, contudo, o sentimento dececionante de um filme que se perdeu na narrativa, deixando frustrada a sala.

Menos concorrida foi a sessão que levou ao Pequeno Auditório o japonês ‘Guilty of Romance’, de Sion Sono, verdadeiramente inquietante, perturbador e áspero em toda a sua perversidade e bizarrice, na tradição dos filmes deste autor: Love Exposure e Cold Fish. A natureza hedionda de um crime leva a conhecer a vida de duas mulheres que procuram exasperadamente e obsessivamente múltiplas formas de prazer sexual, enquanto a investigação revela desenvolvimentos sombrios.

Sem comentários:

Enviar um comentário