12 de fevereiro de 2010

Fantas ainda este mês



Fonte de inspiração de muitos, paixão e culto sem limites, o Fantasporto atinge a marca de uma lenda. A 30ª edição acelera, o espectador desespera por tomar contacto com a mais surpreendente dimensão visual e abraçar o Rivoli como a sua casa durante cerca de duas semanas, concedendo-lhe a dignidade merecida e brindando a sobrevivência o certame. De 22 Fevereiro a 6 Março, com sessão de abertura oficial a 26 do corrente mês, o Fantasporto está em 2010 completamente centrado no Grande e Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, fruto das contingências e barreiras que, por regra, enfrenta no planeamento de cada edição, sobretudo sentidas na definição orçamental. A perservança e devoção da organização continua, todavia, a trazer ao Porto a alta roda do cinena fantástico, entre exibições e convidados que fazem notar o brilho imenso que adquire a Invicta por esta época, trajada a rigor, entregue ao Fantas, dominada por um público sedento de novidades, louco por sangue, desejoso de reviver clássicos da história do festival e muito curioso por esse colossal e divertido Baile dos Vampiros. Tudo é esplendoroso, o cartaz sugestivo, a atmosfera estonteante para recordar vultos feitos no Fantasporto, como este ano será possível através de homenagens ou retrospectivas ao cinema francês...a Godard, Besson, Resnais, Truffaut, Rohmer, Renoir, ao português Luís Galvão Teles (lembrança que vem sendo anual após Fernando Lopes e José Fonseca e Costa em 2008 e 2009, respectivamente).

Apontado a mais de 350 exibições de filmes, entre as quais 240 estreias absolutas em Portugal, o Fantas 2010 volta a contar com o leque habitual de secções oficiais: Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e as Curtas de Cinema Fantástico. Já conhecidos desde há muito são os filmes agendados para abrir e fechar: Solomon Kane de Samuel Hadida a 26 Fevereiro (20h30 e 23h15) é o prato forte da cerimónia de abertura, enquanto The Crazies de Breck Eisner a 6 de Março (20h) é a sobremesa irresistível que permitirá tributar a obra-prima de George Romero 'The Living Dead' e fechar com chave de ouro a 30ª edição.



Entre o género fantástico sobressaem em competição os títulos 'Jennifer's Body' com Megan Fox, 'REC 2', sequela do filme exibido em 2009 da autoria dos espanhóis Paco Plaza e Jaume Balagueró, ou 'Thirst' de Park Chan-Wook, aclamadíssimo realizador sul-coreano pelo notável Oldboy, que traz agora o novo filme após passagem badalada por Cannes. Thirst volta a ser reflexo de uma mente provocante, capaz de desenhar um show visual chocante, suporte de um conteúdo polémico. E no meio ainda há o português 'Embargo' de António Ferreira.

Pela Semana dos Realizadores vão passar, por exemplo, Elia Suleiman com 'The Time That Remains', Karen Shakhnazarov com 'Ward No.6', Gabe Ibanez com 'Hierro', ou Andrea Arnold com 'Fish Tank', que saiu muito premiado da última edição de Cannes.

Na sempre aguardada secção Orient Express, estão sete filmes em competição, três da Coreia do Sul, dois do Japão e um da Índia e outro da Indonésia. Presente em Cinema Fantástico, Thirst é, seguramente, uma das películas mais desejadas pelo público do Fantasporto.



Fora de competição, o espectador do Fantas será ainda presenteados por rubricas especíicas como 'Pink Cinema' ou 'Heidi Goes Wild - Retro Cinema Suiço' mas poderá reaver no decurso do certame alguns dos seus filmes favoritos, umbilicalmente ligados à história deste Festival Internacional de Cinema. Este ano, a organização recuperada premiados de anos anteriores como Braindead, Tale of Two Sisters, Fausto 5.0, Cronos, Frostbiten, A Chinese Ghost Story, Le Dernier Combat ou Idiots and Angels (vencedor em 2009).

O cinema português será defendido com uma mostra de novos autores, especialmente curtas-metragens. Paralelamente, fruto de parcerias, haverão sessões da responsabilidade do Cineclube Avanca e do festival Black & White.

Por fim, nota para o Baile dos Vampiros, que acontece no dia 6, acompanhando a sessão de encerramento do Fantasporto. Como é hábito, este complemento invade com brilho e fantasia única o Teatro Sá da Bandeira.

toda a programação a consultar na página do festival, referente ao Pequeno e Grande Auditório do Teatro Rivoli:

www.fantasporto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário