25 de fevereiro de 2010

Fantasporto entra no primeiro fim-de-semana


E o Fantasporto está praticamente a chegar ao primeiro fim-de-semana, no qual se concentram alguns dos filmes mais aguardados da trigésima edição. Após alguns dias de aquecimento com algumas das películas clássicas e de culto do festival (Braindead, Tetsuo, Re-Animator ou Tale of Two Sisters) é hora de abrir o pano para a sessão de abertura, uma gala que sempre traz convidados especiais ao Porto e implica um conjunto de intervenções dos responsáveis do certame. 'Solomon Kane' é o filme a quem estão entregues as honras de arranque oficial do Fantas esta sexta-feira (dia 26) em dose dupla no Grande Auditório do Rivoli (20h30 e 23h15). No pequeno auditório, as propostas de sexta-feira também prometem fazer as delícias do espectador tipo do Fantasporto: Colin (21 horas), um filme inglês e infame sobre zombies, orçado em raríssimos 50 euros; Sweet Karma (23h), um filme canadiano que parte do desejo insaciável de vingança de uma mulher sensual; e Tanden (1h15), filme oriental integrado na secção Retro Pink Cinema, melhor compreendido como cinema erótico japonês.

O sábado (27) será dedicado no Pequeno Auditório a retrospectivas (tanto ao cinema francês como ao português Galvão Teles).No Grande Auditório a programação é fortíssima, residindo em Thirst (23h15), novo filme do coreano Park-Chan Wook, realizador de Old Boy, o principal chamamento. Filme que coloca um padre católico na pele de um homem subjugado pelas tentações da carne,luxúria do sexo e fascínio pelo sangue após uma viagem a África. 'Thirst' chega ao Porto já com rótulo de escandaloso pela recepção em Cannes, sendo apresentado logo depois de um esgotante La Horde (21h15), um filme de acção e horror sem cortes. De tarde serão exibidos por esta ordem The Descent:Part 2 (15 horas), First Squad, um dos mais surpreendentes filmes de animação (17 horas) e Loins of Punjabi (19 horas), uma divertida comédia musical com toque de Bollywood.

ESTA NOITE, QUINTA-FEIRA (23 HORAS) - FAUSTO 5.0
Esta noite, o ponto forte do Fantasporto assenta na reposição de Fausto 5.0, um filme espanhol fortemente premiado no festival em 2002 (Grande Prémio e Melhor Actor). Um filme marcante onde o colectivo 'Fura dels Baus' interpreta e adapta para o cinema o mito de Fausto.

Sem comentários:

Enviar um comentário