19 de janeiro de 2010

Los Saicos - Lenda e fenómeno


Um fenómeno tremendo gerador de culto imenso. Os Los Saicos fizeram-se em cerca de dois anos como a melhor banda de todos os tempos na América Latina. Lançaram a sua discografia entre 65 e 66, foram autores de originais e arrasaram por onde passaram. Foram seis singles que deixaram muitos boqueabertos pelo som surpreendente, inspirador e influente que encontraram. Hoje merecem quase uma vénia pelo que produziram e conseguiram, em pleno Peru, que foi, contudo, viveiro de bandas roqueiras e garageiras nos anos sessenta, em grande parte, devido à invasão de grupo britânicos como os Kinks. Los Yorks e Los Shains foram outros dois notáveis exemplos de alta qualidade 'made in' Peru.
Mas a preponderância no universo da música pertence aos Los Saicos, hoje lembrados num disco que junta os 12 temas da carreira, lançados em formato single. 'Demolicion' foi um dos maiores sucessos de sempre na América Latina e é um tema recorrentemente alvo de versão por outras bandas. Em todo o mundo continuam a nascer e aparecer grupos de garage que não escondem a indisfarçável admiração pelos Saicos. Eles foram pioneiros na América Latina e conseguiram equivaler o seu sucesso e o seu som cru, ruidoso, ao nível dos Sonics, nos Estados Unidos. 'Come On', 'Fugitivo de Alcatraz' ou 'Entierro de los Gatos' são outros temas célebres destes peruanos.
Um conhecimento mais profundo à carreira dos LOS SAICOS, seguramente uma viagem fascinante, pode ser feito através da visualização do documentário 'Saicomania'. A consultar no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=31YEWhxhoUE&feature=rec-LGOUT-exp_fresh+div-1r-3-HM

Sem comentários:

Enviar um comentário