31 de janeiro de 2010

Tributo a Cramps e homenagem a Lux Interior



Esta quinta-feira, 4 de Fevereiro, no Armazém do Chá, um tributo aos Cramps, atrevo-me a dizer a melhor banda do mundo, que não faz muito tempo visitou Portugal com uma presença em Paredes de Coura. Uma homenagem que vem honrar o vasto legado musical deixado pelos Cramps numa carreira ímpar na música de mais de trinta anos, que fez deliciar os fãs com uma atitude em palco visceral e despida de pudor. Lux Interior e Poison Ivy foram a cara e alma dos Cramps e do psychobilly. Um ano após o falecimento do enorme vocalista dos Cramps, desaparecido com 62 anos, quatro amigos do Porto estão aí para prestar o devido reconhecimento. A não perder no Armazém do Chá uma viagem ao universo musical e visual dos Cramps, segundo os «The Crabs».

Erick Lee Purkhiser ou melhor Lux Interior, um dos melhores performers que existiu dessa forma arte absurda que é o Rock’N’Roll morreu há 1 ano. Com ele morreu uma das bandas que mais contribuiu para o imaginário do género, uma banda que sem querer criou um sub-género (o psychobilly) sendo muito maior que as fronteiras desse sub-género – THE CRAMPS.
A banda foi fruto do encontro de Erick com Kristy Wallace (também conhecida como Poison Ivy) que se conheceram na primeira metade da década de 70 na Califórnia. Depois de muita conspiração e muitos ácidos rumaram para Nova Iorque, onde a banda ganha projecção integrada na efervescente cena associada a clubes como o C.B.G.B.’s e o Max Kansas City que fez despoletar movimento punk antes dos ingleses saberem o que isso era. A sua música era uma mescla marada de rockabilly, psychadelia, surf e garage dos 60´s; Lux Interior um Frankenstein bizarro que rugia como um lobisomem, encharcando as suas performances psicóticas em vinho tinto; The Cramps uma banda com um imaginário único construído com voodoo, humor negro, horror kitsch de série B e sexo perverso.
Com elementos a entrarem e a saírem, Lux e Poison Ivy mantêm os Cramps em actividade mais de 30 anos, gravam 13 álbuns de originais e mantêm um nível de qualidade invejável ao longo desse tempo…até ao fim. Lux Interior morre em 2009 ao 62 anos (para quem os viu nos últimos anos ao vivo será difícil acreditar que o homem tinha essa idade)
Com a impossibilidade de termos THE CRAMPS a actuar no primeiro aniversário da morte de Lux Interior teremos THE CRABS – oferecido por 4 prostitutos com provas dadas na má vida: Júlio Verme (ex-Cabeças de Gado), André Cruz (Sizo), Nuno Silva (Os Tornados) e Ivo Guimarães (ex-Alley Kings). O som crampesco durante a noite estará a cargo dos C.B.G.B.´s (também conhecidos como Cruzes, Bentania, Guimas e Bareja). No Armazém Do Chá no dia 4 de Fevereiro

Sem comentários:

Enviar um comentário